Bom Dia & Cia vem conseguindo cada vez menos audiência. Quando a TV Globinho acabou o SBT saiu temporariamente beneficiado, pois as crianças que assistiam ao programa infantil da Globo deveriam migrar naturalmente para o SBT. Em curto prazo, foi o que aconteceu. Mas não durou muito tempo e a audiência voltou a ficar baixa, e atualmente o Bom Dia & Cia fica em terceiro lugar de audiência, atrás no Hoje em Dia da Record. Quando consegue muito, empata com a Record. E quando consegue audiência pior ainda, é quando chega a marcar 3 pontos de média, contra os 4 pontos que o programa consegue marcar. Essa é uma audiência alarmante, que mostra claramente que esse não é mais o tipo de programa apropriado para o horário. O SBT deve fazer alguma coisa urgente, porque se ficarem aí só de braços cruzados e dizendo que estão de olho nos números, a audiência vai cair cada vez mais. E pode perceber: a audiência do Bom Dia & Cia não tem tendência de aumentar e sim de cair com o passar do tempo.
E quais são os motivos da baixa audiência do Bom Dia & Cia? Há quem atribua a culpa para a baixa audiência para os desenhos antigos. O problema não são os desenhos antigos. Veja o exemplo do Clube do Carrossel: começou com desenhos antigos, mas depois começou a passar somente desenhos novos e atuais e mesmo assim a audiência não aumentou em nada. Há também quem diga que a culpa é dos apresentadores ou do formato. Mas que formato colocar? No mundo atual acho improvável alguma criança querer assistir um programa infantil educativo como os que Eliana fazia antigamente. Por isso o Bom Dia & Cia passou por tantos ajustes e formatos diferentes ao longo desses anos, até chegar ao formato atual, que é o mais moderno de todos. Não tem mais no que mexer e no que melhorar.
Atribuímos a culpa da baixa audiência a dois fatores principais:
1º – O crescimento da TV paga: hoje as operadoras de TV paga oferecem planos que são acessíveis para a maioria das pessoas, a fim de conseguir mais clientes também em classes mais baixas. As pessoas também estão com mais condições de pagar a TV paga, uns com os planos mais baixos e outros os planos mais altos. E nos canais infantis da TV fechada tem desenhos 24h por dia. São em sua maioria desenhos educativos e são todos bem produzidos. É um desenho atrás do outro e de vários tipos, cada canal com a sua característica. Então é claro que a criança vai preferir assistir os desenhos da TV paga do que os da TV aberta, que não são tão bons assim.
2º – O Bom Dia & Cia está num horário antigo: muita gente não percebe isso, mas é verdade. O Bom Dia & Cia já tem 20 anos e na época em que foi criado, a maioria das crianças estudavam à tarde, e por isso o melhor horário para um programa infantil era pela manhã. Mas isso foi mudando com o passar do tempo e hoje em dia a maioria das crianças estudam pela manhã. À tarde, com nenhum programa passando para elas, o que sobra é a TV paga. E para quem não tem TV paga, o jeito é se contentar com a Sessão da Tarde ou DVDs.
São mudanças que aconteceram na sociedade e que não estão no controle de uma emissora. Cabe à emissora se adaptar aos novos costumes e públicos. Não adianta ficar insistindo em manter no ar algo que não dá mais certo, mesmo que seja um programa tradicional na emissora, que já existe há anos, como no caso do Bom Dia & Cia, que existe há 20 anos. Mas tudo é assim, tem um fim.
E então qual seria a solução para os baixos índices do Bom Dia & Cia? Temos duas soluções:
1ª solução – Tirar o programa do ar: o único programa infantil que deve permanecer na grade do SBT é o Sábado Animado, porque está nas manhãs de sábado, um dia que a audiência é um pouco maior. Mas o Bom Dia & Cia deve sair do ar e dar lugar a outro programa, como uma revista eletrônica. Uma revista eletrônica no SBT não é garantia de boa audiência, até porque existem dois concorrentes que exibem programas com temas parecidos, que é a Record com o Hoje em Dia, e a Globo com o Bem Estar e Encontro com Fátima Bernardes. Mas mesmo assim seria melhor do que um programa infantil porque ele poderia dar lucro, ao contrário do Bom Dia & Cia, que não dá mais lucro por causa da nova lei que diz que criança não pode fazer propaganda de produtos em programações da televisão.
2ª solução – Diminuir a duração do programa: se o SBT não quiser acabar totalmente com o Bom Dia & Cia, pelo menos de início, então que pelo menos diminua a sua duração para 1 hora diária, começando às 11h ou às 12h, depois da revista eletrônica. E que seja somente desenhos, sem precisar de apresentadores e sem precisar atender ligações para dá prêmios, até porque mesmo esse formato sendo o mais atual, como já foi dito anteriormente, não é necessário um formato, já que o programa não dá mais certo. De apresentadores também não precisa, para isso basta ver a quantidade de apresentadores que o programa já teve e ver que nenhum deles fez a audiência subir. Então, se insistirem em permanecer com o Bom Dia & Cia no ar, que seja com apenas uma hora de duração, sem apresentadores e só com desenhos.
Essa semana surgiram novidades de desenhos no programa, e semana passada em entrevista ao “Jovem Pan Morning Show”, Silvia Abravanel, diretora dos programas infantis do SBT, disse que o Bom Dia & Cia seria reformulado ano que vem.
Segundo Silvia Abravanel, o Bom Dia & Cia será totalmente reformulado ano que vem, será algo inovador. Vamos ver se será assim mesmo.
— Jóckisan Adalberto (@Jockisan) October 14, 2013
Ela disse que fizeram pesquisas a tudo com as crianças para saber o que elas querem assistir e irão colocar isso em prática.
— Jóckisan Adalberto (@Jockisan) October 14, 2013
É, pelo visto lá no SBT ainda insistem no Bom Dia & Cia e pelo o que dá para ver, este programa ainda vai durar um bom tempo. Agora só nos resta esperar para ver no que é que tudo isso vai dar. Acredito que a audiência continuará a mesma coisa. As soluções reais são essas apresentadas neste texto nos parágrafos anteriores.
Siga-me no Twitter: @Jockisan
The post Análise: qual a solução para o Bom Dia & Cia? appeared first on Assista na TV ao VIVO.